domingo, 4 de setembro de 2011

Audition


Por Pachá
Subversão, violência, traumas são temas constantes no cinema de Takashi Miike e tudo na mais despretensioso intenção, como ele mesmo diz, "Não gosto de fazer esforço, então dirigir filmes é um trabalho adequado para mim"

A carreira desse diretor japonês é curiosa, pois ele entrou para o mundo cinema por não conseguir ser piloto de motocicletas.

Audition de 1999 foi o primeiro filme de Miike que lhe deu projeção mundial, e para quem não está acostumado com a obra de Miike pode te-lo como um novato, me incluo nessa lista, pois apenas sabia de uns poucos filmes dele e assim mesmo pelo fato de Tarantino rasgar muita seda pelo diretor japonês. mas nessa época ele já havia dirigido mais de 20 filmes. Essa é outra marca desse diretor que tem um média de 4 filmes por ano, em 20 anos de carreira foram mais de 80 filmes.

Audition é baseado no romance de Ryu Murakami e que sempre é tido pela critica como um filme de terror, critica esta sempre rebatida por Miike pois Audition foi lançado um ano depois de Ring 1998, talvez pelo fato de ambos possuir protagonistas femininas em papel de assassinas. O ritmo bem desenvolvido e sobretudo marcado pelos contrastes, entre fraco e trágico preenchem as cenas com grande impacto. A atuação de Eihi Shiina no papel da frágil Asami ajuda a criar o desconforto no qual o telespectador é envolvido. Quando um executivo tem  a vida enclasurada na solidão após perder sua esposa, tenta refazê-la, e com ajuda de uma amigo bolam um curioso plano, criar uma audição para um filme (que nunca sera lançado) e durante as entrevistas o executivo solitário possa escolher a mulher ideal para se casar novamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário