terça-feira, 13 de setembro de 2011

SUKIYAKI WESTERN DJANGO


Por Pachá

A mostra de Takashi Miike que acontece no CCBB RJ traz um bom apanhado da filmografia desse diretor japonês.

Miike Transita por vários estilos, ele não tem o menor pudor em fazer um blockbuster ou um filme de apelos mais dramáticos. Mas seja qual for o estilo, a violência e sangue está presente. Não é a toa que Tarantino se diz grande admirador do sujeito. Tanto é  que em Sukiyaki Western Django Tarantino atua como ator, embora curto, mas de grande importância para trama de Miike.

Imagine o Japão feudal onde os guerreiros são misto de cauboi e samurai. Imagine um vilarejo onde há uma disputa de dois clãs pela posse de um tesouro perdido. Imagine pistoleiros rápidos no gatilho e na katana, imagine lendas com nome de Bloody Bent... Tai o filme de Miike uma chacota séria do Japão da época dos samurais. Pode parecer uma receita, mas creio que os westerns não fogem muito dessa formula. Mas Miike consegue criar um filme divertido com ares dramáticos, há muitas mortes, uma espécie de zombaria da finitude máxima terrena, a morte. Nada de ser estranhar, pois ao consultar a carreira do diretor e alguns de seus filmes é fácil perceber que Miike não tem muita afeição a finais felizes, ele trata o cotidiano imerso no absurdo, assassinos pacientes e crueis, heróis resignados, solitários e infelizes.


Rodado em 2007 o filme tem som original em inglês, mas é fácil perceber que alguns personagens foram dublados, porém em nada prejudica o desenrolar da trama que é bem característica do estilo japonês de contar historias; muitos revés, muitas coisa acontecendo a um mesmo tempo e reações inusitadas e inesperadas.

Sukiyaki Western Django é sobretudo um filme divertido na mesma linha de Machete e Black Dynamite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário