segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Double Indemnity ,1944 - Pacto de Sangue

Por Pachá
Considerado um dos precursores do estilo noir nos cinema e um dos melhores do estilo. Double Indemnity tem narrativa bem encadeada, realçando com esmero equilíbrio, ação e conflitos de Neff o corretor de seguro, vivido por Fred Murray e a femme fatale Phyllis na elegância de Barbara Stanwyck.

Quem assina o roteiro é ninguém menos que Raymond Chandler  que junto com Dashiel Hammet criou  o gênero noir nos livros que Hollywood espertamente soube aproveitar por quase duas décadas.

O argumento de Wilder é baseado na ganância, Neff um experiente corretor de seguro que após se sentir atraído pela senhora Dietrichson recebe desta uma proposta pra lá de indecorosa, assassinar o marido, mas não antes de garantir uma segurança financeira. As intenções dos protagonistas são apresentados logo nos primeiros minutos, alias o filme é narrado pelo próprio Neff já nos mostrando que algo saiu errado. E ai que está toda a genealidade do filme e do correto roteiro de Chandler, que dá apenas informações relevantes para o desenrolar da trama.
Neff um perspicaz, astuto corretor de seguros da empresa Pacific All risk, bola um mirabolante plano para  ficar com a dama e a grana, mas para isso ele precisa pensar como Keyes seu  superior, e um farejador de fraudes, seu homenzinho na barriga sempre lhe diz quando algo não está correto. E a frase do filme, que é repleto de diálogos cortantes como navalha, é "eles embarcaram em um trem no qual não é possível, descer sozinhos, devem ir até o final". E por fim prevalece o puritanismo de uma América onde o crime não compensa.
Phyllis é a Propriá encarnação da malévola ambição. De posse das ferramentas; paciência, silencio e sedução, ela convence Neff a embarcar em seu trem, mas ela tem planos próprios e certamente Neff não está neles.

A técnica de Wilder é apurada, mesmo para os recursos da época. Ele cria uma atmosfera de cumplicidade entre espectador e personagem. A condução de Double Indemnity, seu quarto filme, é repleto de tensão e revés. Certamente inspirou outro filme do gênero, Strange on the Train 1951 (Pacto Sinistro) de Hitchcock.




Nenhum comentário:

Postar um comentário