quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maria's Lovers 1984


Por Pachá
O filme ambientado no período pós 2º Guerra abre com cena em preto e branco, lembrando algum programa de TV onde soldados relatam sua percepção sobre o conflito. Ivan Bibic (Jonh Savage) um soldado raso, diz ao seu interlocutor que está pronto para ir para casa. Corte. E temos um plano da pequena Brownsville, na Pensilvânia. A fotografia de Juan Ruiz Anchía antecipa a beleza criteriosa dos 140min do filme.

O diretor russo Andrei Konchalovsky conduz de forma poética o difícil regresso de Ivan a sua cidade natal. Seu único parente vivo, o Pai, vivido por Robert Mitchum (curioso pois em todo filme ele é apena chamado de pai de Ivan) é um sujeito resignado, porém destituído de qualquer revolta. A relação pai e filho é afetuosa dentro aspectos culturais russo, talvez resida nesta qualquer coisa de biográfico, já que o drama de Ivan se desenrola em uma comunidade de imigrantes da União Soviética. Após conversa com pai, Ivan decide visitar sua amiga de infância, Maria Bosic (Nastassja Kinski). Não a encontrando em casa, decide espera-la. Esta chega com namorado, um capitão aviador. Ivan espia o amasso que o capitão dá em Maria. Esses primeiros minutos criam deliciosa duvida no espectador, ao sermos levados a crer que Maria é a namorada de Ivan e com longo hiato deste, arranja um novo namorado.

As imagens desoladas da pequena Brownsville é compensada no sorriso gracioso e angelical da doce Maria que agora está noiva do capitão aviador. E nos braços de uma balzaquiana tomamos conhecimento dos tormentos do pobre Ivan que preso em campo de inimigos na batalha do pacifico, relata para sua fugaz companheira que a única coisa que o mantinha vivo era o amor que nutria por Maria. Que não importava qual sofrimento lhe impusesse os japoneses, era só fechar os olhos e sonhar com a doce Maria que tudo ia bem.

O roteiro escrito a oito mãos (Gérard Brach; Andrey Konchalovskiy; Paul Zindel; Marjorie David) é enxuto, direto e preciso. Em perfeita comunhão com as imagens as nuances dos personagens são nos reveladas sem carência de muitas palavras. O capitão Al Griselli (Vincent Spano) em crise de ciúmes ao perceber que entre Ivan e Maria há muito mais que amizade, rompe o noivado. Sem empecilhos, Ivan se casa com Maria. Mas o casamento não é consumado, Ivan não consegue fazer amor com Maria. A paixão platônica que ele nutre por ela, vai além do corpo, pois Maria esta em seus sonhos, em um pedestal que só pode ser apreciada e admirada, toca-la seria profanar algo sagrado. Mas aos olhos dos habitantes de Brownsville eles são a personificação do casal feliz.

Não suportando a própria humilhação e o sofrimento de sua amada, Ivan deixa o lar. Maria a mercê de seus desejo, ela ainda é virgem se entrega a Clarence Butts (Keith Carradine) um violeiro que apareceu na cidade.

As atuações são encharcadas de beleza e dor. Nastassja que na época rondava pela casa dos 23 aninhos é de uma beleza que poucas atrizes de sua geração alcançaram. Seu personagem, poderia sugerir como no título Maria´s Lovers uma mulher ardente esbanjando sexualidade, mas acertadamente Konchalovsky opta por algo mais sutil, casto um erotismo austero, decantado no romantismo platônico. O elenco também conta com o jovem John Goodman.
Em tempos de sociedade de espetáculo, onde o erotismo foi banalizado, tornando o sexo uma ginastica e não uma libertação e refugio contra a solidão, o filme de Konchalovsky nos trás a sensação de que algo se perdeu na trajetória do homo economics.


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